III Simpósio de Comércio Exterior – SIMCOMEX 2017     (ISSN – 2526-3277)

O III Simpósio de Comércio Exterior – SIMCOMEX 2017 – acontecerá nos dias 30 e 31 de maio de 2017 com a temática “Comércio Internacional de Serviços: inserção competitiva na economia global” que se propõe a refletir e discutir o impacto do comércio exterior de serviços na competitividade brasileira.

Dados da Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (SCS/MDIC) indicam que as exportações brasileiras de bens e serviços atingiram US$ 223,1 bilhões de dólares em 2015 e mesmo apresentando crescimento contínuo nos últimos anos, a Balança de Serviços é deficitária. Considerando os dados de 2015, o Brasil ocupa a 32ª posição entre os países exportadores de serviço, representando uma participação de 0,7% no total das exportações mundiais. No que se refere a importação, a participação brasileira nas importações mundiais é de 1,5%. Ainda com base em informações divulgadas pela SCS/MDIC, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) estima-se que o comércio de serviços representa entre 50% e 60% do valor total do comércio exterior nos países desenvolvidos.

Com objetivo de contribuir para que haja uma maior e melhor participação no comércio exterior de serviços, o governo brasileiro tem buscado estabelecer políticas públicas, oferecendo instrumentos inovadores de gestão e inteligência comercial que possam facilitar uma maior identificação de oportunidades e mercados para as empresas brasileiras.

Ao propor a temática “Comércio Internacional de Serviços: inserção competitiva na economia global” para o SIMCOMEX 2017 busca-se abordar um tema de interesse político, econômico e de negócios, uma vez que a expectativa é que a participação brasileira deverá continuar a crescer no comércio internacional de serviços.

Desejamos boas vindas e contamos com a participação de todos!

Comissão Organizadora

Apoiadores:

01

02

Logo AEB

LOGO_Canal_aduaneiro

04

06

07

image001