II SIMPÓSIO DE COMÉRCIO EXTERIOR – SIMCOMEX 2016

Nos dias 17 e 18 de maio de 2016 aconteceu o II Simpósio de Comércio Exterior – SIMCOMEX 2016 – evento acadêmico-profissional-empresarial, que teve como temática “Inovação tecnológica: fator de competitividade no comércio exterior”.

O SIMCOMEX 2016 contou com mais de 400 pessoas nos dois dias do evento, gerando a arrecadação de 750 kgs alimentos que foram doados ao Fundo Social de Barueri.  Além dos alunos da Fatec Barueri, o evento contou com a participação de alunos da Fatec Santos, Fatec Praia Grande, Fatec São Sebastião, Fatec Zona Leste, Fatec Zona Sul, Fatec Sorocaba, Fatec Santana do Parnaíba e Fatec Itapetininga. Também estiveram presentes alunos da Universidade Mackenzie, Universidade de São Paulo (USP), Uninove, Unesp, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Universidade Paulista (UNIP). Além do público universitário estiveram presentes participantes da comunidade e de empresas.

Na abertura do evento tivemos a palestra ministrada pelo Sr. Marcos Francisco Sthal, consultor do Sebrae/SP, que tratou da internacionalização das micro e pequenas empresas. Nesta data, tivemos a palestra “Inovação como base para a construção de uma trajetória de conhecimento para o desenvolvimento econômico e social” proferida pelo Prof. Dr. Oswaldo Massambani, Diretor da Agência Inova Paula Souza; e no encerramento das atividades do primeiro dia, a Sra. Tatiana Uribe, International Business Manager da empresa Chilli Beans, ministrou a palestra “Desafios e perspectivas de uma franquia brasileira internacionalizada”.

A programação de palestras do dia 18 foi iniciada com a palestra “Comércio exterior e logística: experiência numa multinacional” ministrada pelo Consultor de Comércio Exterior e Logística, Sr. Antonio Albuquerque. Na sequência tivemos a palestra “Empreendedorismo e Inovação – Uma outra reflexão”, ministrada pela Sra. Stela Del Nery, CEO da IT Comunicação e Marketing – Allink. O encerramento das atividades se deu com a palestra “O uso inteligente dos grandes bancos de dados e das ferramentas de Business Intelligence nos negócios e no comércio exterior” tendo como palestrante o Prof. Dr. Carlos Vital Giordano, professor da Fatec Zona Sul e da Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP.

Atendendo ao seu caráter acadêmico-científico, o SIMCOMEX 2016 teve 43 trabalhos submetidos no formato de resumo expandido e 52 trabalhos na forma de artigo científico. Em relação a sua primeira edição, o SIMCOMEX 2016 alcançou um aumento expressivo na submissão de trabalhos: quase 50% para resumos expandidos (de 30 em 2015 para 43 em 2016) e de quase 70% para artigos científicos (de 8 em 2015 para 52 em 2016). Esse aumento não somente foi expresso na quantidade, mas, também, na qualidade dos trabalhos; demonstrando o interesse da comunidade acadêmica em relação ao SIMCOMEX.  Ademais dos números, as sessões de pôsteres e de comunicação oral se mostraram uma excelente oportunidade de interação e geração de conhecimento.