I SIMPÓSIO DE COMÉRCIO EXTERIOR – SIMCOMEX 2015

O I Simpósio de Comércio Exterior – SIMCOMEX 2015 foi realizado nos dias 26 e 27 de maio e teve como tema “Desafios para um Comércio Exterior Sustentável”, indo ao encontro das demandas da ONU, mais particularmente, dos Principles for Responsible Management Education (PRME) que sugerem a inclusão do tema sustentabilidade nas escolas de negócio. Deste modo, o Simpósio abordou questões relativas à sustentabilidade e seus reflexos no comércio e nos negócios internacionais. Para tanto, considerou-se ações de sustentabilidade aquelas que proporcionam resultados ambientais e sociais, além dos econômicos, para as organizações.

O I Simpósio de Comércio Exterior – SIMCOMEX 2015 foi um sucesso! O evento contou nos dois dias de realização com a participação de 385 pessoas, gerando a arrecadação de 600 kg de alimentos que serão doados para o Fundo Social de Barueri. Deve-se destacar que além dos alunos da Fatec Barueri, o evento contou com a participação de alunos da Fatec Santos, Fatec Guarulhos, Fatec Zona Leste, Fatec Santana do Parnaíba, Fatec Carapicuíba, Fatec Cotia, Fatec Itapetininga e, também, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), da Universidade Paulista (UNIP) e da Universidade Mackenzie.

O evento contou com 30 trabalhos inscritos no formato de Pôster e com 12, no de Comunicação Oral; contando, também, com uma rica programação de palestras.

No dia 26, primeiro dia do evento, foram ministradas as palestras: “Atuação da Receita Federal do Brasil (RFB) no Contrabando, Descaminho e Pirataria” pelos Auditores Fiscais da Receita Federal Sra. Neide Vicente Oliva e Sr. Bruno Vieira Cardoso; “Criação de Startups Inovadoras e a Inserção no Mercado Internacional” pelo Sr. Oscar Enrique Nunes do Centro de Inovação Empreendedorismo e Tecnologia – Cietec; “PEIEX – Projeto Extensão Industrial Exportadora” pela Sra. Rosemary Estácio da Fundação Vanzolini e, por fim, neste dia, a palestra “Participação de jovens e sociedade civil nas decisões globais” com o Sr. Rodrigo Reis Instituto Global Atittude.

Já no dia 27, as palestras proferidas foram: “Exporta Fácil e Importa Fácil” com a Sra. Denise Aparecida Rodrigues da Silva dos CORREIOS; “Multiculturalismo: a aceitação do outro dentro da nossa cultura” com o Prof. Me. Rodrigo Faqueri da Fatec Barueri; ”Siscoserv e o Impacto no Cenário Internacional de Serviços” com o Sr. Lisandro Vieira da empresa WTM do Brasil; e finalizando tivemos a palestra “Ética Empresarial: Políticas de responsabilidade em cinco dimensões: sustentabilidade, respeito a multicultura, aprendizado contínuo, inovação e governança corporativa” com o Prof. Dr. Fernando de Almeida Santos da PUC-SP.

O SIMCOMEX 2015 contou com o apoio e a participação das editoras Aduaneiras e Atlas além da escola de idiomas Yázigi.

Importante observar que o sucesso do SIMCOMEX 2015 se deu pelo apoio, organização, colaboração e participação dos professores da Comissão Organizadora, dos professores do Curso, da equipe de Direção da Fatec Barueri, da Empresa Júnior da Fatec Barueri (EJFB) – que brilhantemente conduziu os trabalhos da equipe de alunos que estiveram à frente da realização do do evento – do Centro Acadêmico do Curso de Comércio Exterior (CACOMEX) e de todos alunos participantes.